O que é a midia não-corporativa?
por Vinicius Longo

Essa pergunta veio a tona na última reunião do Centro Nervoso que aconteceu no dia 06 de maio, as 16h na Associação de Moradores e Amigos de Laranjeiras.
Bom, é fácil explicar quem são: Rádios comunitárias, zines, jornais de bairro, blogs e veiculos eletrônicos (sites) ligados a literatura. Enfim, são veiculos que não correspondem a um único sistema de comunicação, conhecido como hegemônico. Isto é, não possuem um objetivo comum, que seria algo como manter o atual sistema de comunicação, socio-economico. Pois assim, eles se mantêm bem, e o comércio inserido nessas midias também continuam bem, e mais que isso: aquilo que essa midia quiser mostrar, ela mostra, o que ela não quiser mostrar, simplesmente não mostra...
Alguém aqui já ouviu falar do Forum Social Mundial?
Ou ainda, ela passa a mostrar uma realidade local, como uma realidade nacional. O que muitas vezes, não é verdade...
Esses veiculos possuem entidades conhecidas na teoria da comunicação como "Agenda Setting", que são assuntos que normalmente acontecem com regularidade e costumam chamar a audiência para um objeto comum, como a Copa do Mundo, que acontece de quatro em quatro anos, eleiçoes, olimpiadas, fatos tradicionais como Pascoa e Natal.
O mais engraçado é destacar que hoje essas duas últimas datas possuem um grande apelo comercial. Isto seria por acaso? Bom, deixo vocês com suas próprias observaçoes.
O grande barato é a midia não-corporativa. Que são realidades de pequenas e médias midias que se focam em seu público-alvo que são bairros, uma comunidade voltada a literatura, ou ainda a politica, em que cada um tem a sua visão de mundo, e por isso, elas não são consideradas hegemônicas. O ponto mais interessante seria pensar, "e se essas midias se juntassem, se conhecessem e trocassem figurinhas, O que daria?"
Eita, coisa boa!
Por isso, eu convoco todos os possiveis veiculos não-corporativos e não hegemônicos a se juntarem ao Centro Nervoso, uma reunião mensal de algumas publicações localizadas no estado do Rio de Janeiro, que reune hoje aproximadamente 20 veiculos. Acontece todo primeiro domingo às 16h na AMAL - Associação de Moradores e Amigos de Laranjeiras, para conversar sobre como se desenvolver humanisticamente e depois profissionalmente.
A próxima reunião é dia 04 de junho.
Espero você lá!

Acesse a comunidade no orkut e se relacione com os participantes: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=7996152&refresh=1Qualquer dúvida, sugestão ou critica, pode ser enviada para http://br.f349.mail.yahoo.com/ym/Compose?To=centronervoso@gmail.com

* Vinicius Longo é poeta e palhaço vinicius.longo@gmail.com