Centro Nervoso: “Eu quero É botar meu bloco na rua!”
por Vinicius Longo


Assim como dizia Sérgio Sampaio, o Centro Nervoso não quer ficar para trás, mas afinal de contas, o que é esse bendito Centro Nervoso?

Tudo começou em dezembro de 2005 com uma singela reunião com midias independentes, para compor uma matéria jornalistica sobre a midia não-corporativas, (uma suíte – continuação - de uma matéria que o Leo Almeida já tinha realizado em seu site colaborativo Eletroliteraria, com a Tarja Preta e a Mosh!). Essas publlicações normalmente se encontram fora do eixo da comunicação global (Portais e redes de Televisão). Normalmente tem o estigma de ser aquele jornalzinho que seu amigo de infancia faz, mas que poucas pessoas conhecem. Então, a partir dessa reunião, surgiu a idéia da fundição de um grupo que valorizaria essas publicações e trabalhasse no sentido de que essa pequena publicação ganhasse o mundo. Por quê não? Afinal, muitas publicações são tão informativas e de excelente qualidade, assim como jornais de grande circulação. O que falta é justamente essa máquina de distribuição (que no Brasil é viciada e pouco lucrativa). Por isso, o Centro Nervoso quer colocar o bloco na rua e vai fundar a sua primeira barraquinha de distribuição independente de livretos, publicações, livros e CDs. Tudo em prol da cultura independente.

Se você quiser participar, é só chegar junto em eventos como Filé de Peixe, Sarau João do Rio e muitos outros que rolam todo mês e outros ocasionalmente. Procurar a barraquinha do Centro Nervoso e se informar como funciona. Garanto para os interessados, que coisa melhor não terá, com a função de fazer circular a cultura independente (não globalizada) por todos os cantos do Rio de Janeiro. Se tudo der certo, a publicação daquele seu amigo de infância, poderá circular por todo o Rio de Janeiro, até chegar em Recife, Paraná, Amazonas e até quem sabe algum dia, na França, em Londres ou até no Japão. Mas até isso acontecer, ainda há muito trabalho pela frente e a idéia precisa sair da cabeça de seus realizadores para a vida prática do dia-a-dia.


Acesse a comunidade no orkut e se relacione com os participantes: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=7996152&refresh=1
Qualquer dúvida, sugestão ou critica, pode ser enviada para centronervoso@gmail.com


* Vinicius Longo é poeta e palhaço vinicius.longo@gmail.com