Crônica




URBANOS
por Maria Luiza Falcão

Meus livros são urbanos. Eminentemente urbanos, como eu. As personagenssão nascidas nos grandes centros ou, aglutinadas por eles, perdem todae qualquer ligação com a sua origem. Conheço os males urbanos. Dosque me são familiares, discorro com facilidade. Ao contrário do quemuitos pensam, não é difícil encontrar dramas na alta sociedade. Osricos também sofrem. Em alto estilo, é verdade, mas... diante deinimigos ferozes, muitas vezes toda uma fortuna pesa e agride pelaprópria impotência. Todo recurso disponível não consegue evitartragédias... não cura o incurável... não resgata a vida. O dinheironão compra bens interiores: amigos... família... amor... Eu sei disso,passiva e ativamente. O que não se deu comigo, eu vi de perto... A dordos semelhantes... Dos outros males urbanos eu busquei saber. A dor dosnão semelhantes me parecia distante, inatingível, sem importância...mas eu fui atrás. Perguntei, fotografei, pesquisei... Descobri ummundo de desgraças de A à Z, de todos os tipos, para todos os gostos,da mais alta a mais baixa posição social. Me especializei nisso. Falodas pessoas presas entre quatro paredes, sejam elas de tábuas ou detapetes persas. Dos que circulam pelas vias, a pé ou nos importados, eque são igualmente alvos perdidos de balas certeiras. Dos que estãodentro e fora das grades, nos presídios ou nos condomínios de luxo.Dos perdidos, sem saber o que fazer com o que têm ou não. Dossentimentos e emoções emparedados com a argamassa do progresso.Masoquismo meu? Não. Nem deles... O paraíso terreno é um mundodistante, talvez mesmo, lendário... Uma utopia. O mundo cresce eparece girar mais rápido a cada dia. O bom e o bem são escassos... Osmaus e os males se alastram... A guerra vive na própria paz. Nãoexiste felicidade, apenas, talvez, momentos felizes e, cada vez maisínfimos. O resto, é o real. É onde as pessoas vivem, onde elas serealizam como podem. É o que elas identificam e entendem comoverdadeiramente possível.Muitos consideram o meu trabalho extremamente criativo. Estãoenganados. Ou são cínicos. Eu escrevo a verdade, e muitas vezes, aminha... Mas, a verdade está fora de moda... ninguém mais acreditanela... está em desuso. Mais vale uma boa mentira...É o que eu faço.

1 Comments:

At julho 07, 2009 4:51 AM, Anonymous Anônimo said...

Barack Obama eh o novo cavalo de troia .

Monotelha

 

Postar um comentário

<< Home