EDITORA MULTIFOCO
por Paula C. Grassini


Democratizar o acesso à produção editorial, este é o mote da Editora Multifoco, que abriu as portas em junho deste ano e está em busca de autores. Mais do que isso, a Multifoco é especializada na publicação de autores inéditos e, diferente da maior parte das pequenas editoras, arca com todos os custos de editoração, revisão, impressão, lançamento, divulgação e distribuição dos seus lançamentos.

_ A idéia fundamental é democratizar o acesso à produção editorial de qualidade. Desvincular o autor da obrigatoriedade de conseguir ou ter capital para investir em sua obra. Para isso, utilizamos novas tecnologias e, principalmente, encaramos a forma de produzir e gerir o negócio editorial de uma forma bem diferente, afirma o diretor da editora, Leonardo Simmer, que adianta: “temos cinco livros no prelo e faremos ao menos um lançamento por mês até o fim de 2007”.

Lançamentos que também oferecem um novo conceito. No lugar das tradicionais tardes de autógrafo, verdadeiras festas que variam de acordo com o autor lançado. Apesar de diferentes entre si, os lançamentos são fiéis à filosofia da editora de fazer com que a obra lançada dialogue com outras formas de arte como o teatro, a música, o cinema e a fotografia.


O último dos eventos multiartísticos da editora reuniu cerca de 150 pessoas em plena segunda-feira, na Lapa, para o lançamento do livro Em cada esquina, de Bruno Borja. A noite contou também com exposição de fotos "Vida ao Leo", de Fernanda Antoun e Alex Topini com a exibição de dois curtas: "Bom Senso" de Felipe Cataldo e "No Vale da Sombra e da Morte Espero a Ajuda de Deus" de Diego Tribuzy; e show do grupo "Naquela Mesa" que contou com a participação especial de Clarice Magalhães. O ponto alto da noite, porém, foi o pequeno recital apresentado pelo autor. Durante o show, Borja fez intervenções apresentando alguns de seus poemas e também trazendo à cena nomes como Vinicius de Moraes e Manuel Bandeira.

- O mais legal desse tipo de evento é que uma coisa abre espaço pra outra. Por exemplo: o lançamento de um livro proporciona à exposição fotográfica um público que ela não teria de outra forma. Por outro lado, ela também atrai um público diferente para o lançamento. Isto sem falar no intercâmbio que acontece entre os autores de diferentes mídias que se encontram e trocam experiências, explica Simmer.



Quem se interessar em saber mais sobre a forma de trabalho e também sobre os lançamentos da editora, pode visitar o site http://www.editoramultifoco.com.br/ . Além de releases e artigos, o visitante poderá assistir a vídeos dos autores já lançados falando de seus livros, da relação que mantém com a literatura, entre outras curiosidades.

- Embora no momento não tenhamos estrutura para atender toda a demanda existente, a intenção é publicar todos os autores comprometidos seriamente com sua obra e que se encaixem na linha editorial proposta, que abrange contos, poesias, livros didáticos, fotografia e grandes reportagens.

Os autores interessados em publicar sua obra poderão entrar em contato através do site ou do e-mail contato@editoramultifoco.com.br.

Editora Multifoco
Avenida Edson Passos 934, Alto da Boa Vista
Rio de Janeiro/RJ - CEP. 20531-070
Telefone - 21 3234-0888

1 Comments:

At dezembro 01, 2006 10:24 AM, Anonymous Anônimo said...

ótima iniciativa!Parabéns!

 

Postar um comentário

<< Home