OPTICO-LITERAL - GRIFOS NA CÂMARA ESCURA
Por Alex Topini





nada mais me importa
nada mais me acerta
os passos
a estrada
meu caminho atravessa
e nada mais
não me trancam ruas
não me cruzam esquinas
nenhum rumo me desvia
nada me atropela, me veicula
não me avançam os sinais

nada mais me aporta
nada mais incerto
não me dão sentidos placas
não me desapontam setas
nenhuma cara-a-cara
a minha
em meio a tudo
à sós
e nada

a dar com os ombros
vida essa
a me lançar a esmo
como se possível servir feliz
o que inefável




parto-me
como renascer
frutos de si mesmo
minhas raízes
cravar no tempo
entre sombras e flores
ser
árvore de nenhum lugar

dar-me
desnudo de casulos
rebento de mim mesmo
minhas escamas
húmus no espaço
entre cores e dissabores
luz
ventre exposto solar



inunda vago o fundo
superfície extrema do poço
- há risco!
intra nexos côncavos
o osso da carne do osso
mínimo
complexo trapo
denomina-se
a carne do osso da carne
comum
máxima trepida
minuetos consagrados
dias entre sonhos e réplicas
abismos concretos do meu trato
são o vácuo
em que minhas plumas despencam




como quem quadros queima
poesias rasgo-me
em unhas, dentes e labaredas
a despeito da minha cria
sou como uma deusa
a dar sopros descartáveis sobre o barro
se o que gero não me sacia
em imagem e semelhança
mais largo
mais mais, mais tudo
mais vasto

sou como uma deusa é
sublime e mesquinha
no seu desamparo
no silêncio ermo
no instante único e raro
de criar e findar
tudo que existe
não mais



onde nunca se esteve
vão

por sobre as coisas todas
avesso que há
nu
fenda insólita
la-do
chão
e só

nenhum lugar
em mim todo

som


Grifos na Câmara Escura alude ao fato de que todas as fotos foram criadas utilizando a técnica de fotografia artesanal "pinhole", reveladas em laboratório caseiro pelo autor.

4 Comments:

At agosto 02, 2006 12:55 PM, Anonymous Anônimo said...

Nossa mae! Que coisa fantastica!!! Alex, serio, que maximo esse trabalho seu! Tudibao, amei amei amei!!! Muito mesmo!!! Esses seus versos penetram fundo na alma e as fotos estao maravilhosas!!!
Voce eh incrivel!!!

 
At agosto 05, 2006 1:36 PM, Blogger Sem Cascas.blogspot.com said...

Lindo!
Lindo!
Lindo!

 
At agosto 06, 2006 12:19 PM, Anonymous Anônimo said...

cara, viajei nas fotos, ficaram show de bola!
abracao!

 
At agosto 17, 2006 2:38 PM, Anonymous Anônimo said...

Alex


as fotos e os poemas simplesmente ilustram seu grande talento.Parabens.

Beijos,
ana paula cabral

 

Postar um comentário

<< Home